Matéria realizada por Boox Comunicação.
Especialistas alertam para importância do planejamento nas obras no subsolo das cidades.
Dezenas de profissionais participaram da 8ª temporada do FTTH Meeting Business, nesta sexta-feira, dia 05 de março. A conferência técnica reuniu alguns dos maiores especialistas do país, em palestras sobre conceitos fundamentais às boas práticas de implantação de infraestrutura de redes de telecomunicações.
Voltado aos provedores de acesso à internet por banda larga, o evento é conhecido por proporcionar networking e dar oportunidade do participante frequentar a Feira de Negócios, promovida pelos organizadores, além de dar acesso a palestras e debates com renomados especialistas da área. Participaram do evento os engenheiros Emerson Santos, Camilo Damião, Tatiane Figueiredo e Magnus Cavalcanti, Marcius Vitale e Sérgio A. Palazzo.
Entre os temas tratados, vale destacar a palestra do especialista Sérgio Palazzo que alertou os técnicos para a grave situação observada na maioria das grandes cidades, “A poluição do subsolo dos grandes centros urbanos é uma realidade e a tendência é termos uma piora gradativa dos riscos e acidentes com técnicos e população local”.
Ele ainda frisou que informações e a legislação sobre o assunto são muitas vezes ignoradas, o que dificulta o planejamento, cronograma e estimativa de custos, que são fundamentais para o sucesso de qualquer obra de construção de redes, “Na Engenharia reduzimos o risco, mas não o eliminamos, por isso esse estudo e planejamento precisam ser feitos com responsabilidade.
Opinião compartilhada por Marcius Vitale, engenheiro e também especialista no assunto, que em sua explanação enfatizou que a construção de redes subterrâneas de telecomunicações precisa minimizar a escavação com valas abertas que geram recomposições nos pavimentos asfálticos e calçadas onerando o valor da obra.
Ambos defendem o MND – Método não Destrutivo – que tem ampla aplicação em outros segmentos do mercado como redes de energia, água, gás e esgoto, pois reduz danos à cidade, ao meio ambiente e à população. “Com a chegada do 5G é preciso ter uma visão de longo prazo quando o assunto é telecomunicações. A gestão da Infraestrutura urbana precisa ser mais confiável, ordenada e a implantação de redes utilizando o método MND pode ser uma opção técnica a ser estudada”, comenta Vitale.
Vitale que também é músico aproveitou a ocasião para fazer um comparativo pertinente, “Nos shows de Jazz costumamos dizer que as improvisações são muito bem vindas, mas na Engenharia é nefasta”, se referindo à importância do planejamento na realização de qualquer obra na área.
O próximo evento online está marcado para o dia 23 de abril e as inscrições podem ser feitas em: CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO